terça-feira, 13 de novembro de 2018

As Amigas e o Bispo

As duas amigas, Laura e Andreza, se programaram o dia inteiro para irem tietar Daniel, o filho de Laura, que se apresentaria na comemoração dos 40 anos do Colégio Militar.

À hora combinada, e mais uns 30 minutos, elas chegaram ao local do evento. "Com licença" aqui, "opa, desculpa" ali, elas conseguiram um lugar perto do palco que, na verdade, era a quadra do colégio.

Logo que chegaram, uma cena chamou a atenção delas: ao fundo do palco, estavam o bispo, um padre e algumas pessoas em pé, segurando umas bandeiras. Andreza, a amiga mais beata, ficou super feliz com a presença do bispo, "nossa, que maravilha, que honra, teremos uma bênção", "mas, peraí, será que a comemoração tem algum sentido religioso, e as outras crianças que não professam a mesma fé, será que vai ter um culto ecumênico?"... e assim elas ficaram confabulando sobre a presença do bispo.

O mestre de cerimônia apresentou as autoridades, cumprimentou a todos, e esqueceu de apresentar o bispo. "Mas ele é uma autoridade eclesiástica", disse Laura. Pois é, o que o pobre do bispo, autoridade eclesiástica, estaria fazendo em pé, ali no fundo do palco, com aquele calor, sendo esquecido pelo apresentador? E sendo uma bênção, não deveria ser a primeira coisa a acontecer?

Passa-se o tempo, e as apresentações, cada uma mais linda e maravilhosa que a outra, transcorrem normalmente. "Olha o meu filho, Andreza, achei ele ali na banda", "ai, que orgulho, mas o que esse bispo está fazendo ali com aquele povo em pé? Isso já começou a me incomodar".

A certa altura, o religioso se senta e confere o celular... Andreza, a amiga mais beata (e mais fofoqueira), mostra pra Laura e emenda um "veja só, o bispo também fica olhando o celular, depois dizem que a gente é que é dependente desse negócio", como se ele também não tivesse direito de usar celular.

Laura então diz que o bispo deve estar cansado, pois está muito calor e já faz quase duas horas que ele está em pé. Andreza, para mostrar o quanto é beata, e que sabe quem é o bispo, diz: "ah, o Dom  Felipe não é velho, não.

As apresentações musicais se encerram, começam a preparar a quadra para a apresentação de teatro... e o bispo continua ali em pé.

A peça era bem interessante, as personagens principais eram um aluno meio entediado e seu professor, que tinha um livro mágico, o qual permitia que o aluno se visse em meio às cenas históricas lá descritas. Estas cenas eram dramatizadas no meio da quadra por alunos do colégio, vestidos como as figuras históricas.

O aluno meio entediado faz uma pergunta, e o professor fala sobre Dom Pedro I, aí aparece no meio da quadra um menino vestido como ele, conta-se a história etc etc etc, então começa a narrativa sobre a coroação de Dom Pedro II. O bispo, agora revelado para as amigas que era um aluno do colégio, que havia ficado em pé durante mais de duas horas, com o padre e toda aquela comitiva, vai até o ator que representa Dom Pedro II e encena sua coroação.

As duas amigas caíram numa gargalhada tão espontânea, que até agora não sabem como a peça acabou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário