terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Primeiro dia do ano

O primeiro dia do ano sempre foi um dos meus dias preferidos, assim como o meu aniversário.

Quando criança, gostava de olhar nos calendários, o dia 01/01 era o dia da confraternização universal. Ali, no alto dos meus 6, 7 anos, não sabia o que era confraternização, muito menos universal. Talvez tenha pensado, alguns anos depois, que era universal porque as pessoas estranhas se cumprimentavam na rua, desejando feliz ano novo. Na nossa praça, após a queima de fogos, todas as pessoas se cumprimentavam... Também quebravam muitas garrafas, e isso não era legal.

Mas, falando aqui do meu dia preferido... Sempre foi uma data especial, de fazer festa na igreja. Nós fazíamos vigília, celebrávamos o culto e, à meia-noite, estávamos em oração, agradecendo a Deus pelo ano que havia passado, pedindo a Sua benção para o ano que começava naquele instante. Logo após as orações, fazíamos a ceia.
Quando chegávamos da igreja, ainda tinha festa na casa dos meus tios, e aquela festa se prolongava até a hora do almoço.

Eu fui crescendo, as comemorações foram mudando, eu me mudei de cidade, as celebrações na igreja mudaram de horário, eu mudei de igreja, mantendo a fé cristã, mas duas coisas não mudam:
A primeira é que sempre entro no novo ano agradecendo a Deus pelo que passou, e pedindo a sua benção para o que está começando;
A segunda é que não perdi o fascínio da criança por esta data tão especial: dia de abraçar as pessoas e desejar, com todo o coração, que este ano que se inicia seja feliz. Ou melhor, dia de desejar que as pessoas sejam felizes neste ano.

Já fiz várias resoluções de ano novo, gosto de listar as coisas a serem feitas, mas falta disciplina para cumprir.
Agora, no decorrer destes 40 anos de idade, sendo 20 deles com crises de pânico e depressão, tenho aprendido a fazer pequenas resoluções de dia novo, só por hoje. Se eu conseguir cumprir, a sensação de vitória é indescritível. Se não, amanhã teremos outro dia para tentar.
Isso não me dá carta branca para me acomodar só por hoje, pelo contrário. Estas pequenas vitórias diárias renovam a energia para tentar amanhã.

4 comentários: