sábado, 10 de setembro de 2016

As minhas cidades

Quando a Iara era criança, uma novela era embalada pela música O Bem do Mar, com a voz perfeita do Dorival Caymmi. Iara ficava cantarolando "um pescadô tem dois amô, um bem na terra, um bem no mar", ainda sem saber falar direito, e era tão lindinho...
https://www.youtube.com/watch?v=F1hA_ltXgZg

Outro dia, eu me lembrei desta música quando postei no Facebook que não moro em Barrinha há oito anos, mas minha família toda está lá, tenho amigos muito queridos, ainda voto lá. Senti que meu coração tem dois "amô": um bem em Barrinha e um bem em Brasília.

Barrinha é o lugar onde estão minhas raízes. Não nasci lá, assim como muitos barrinhenses; nós não temos hospital na cidade, tivemos somente por um breve período, então os moradores de Barrinha nascem em Jaboticabal (como eu), Sertãozinho ou Ribeirão Preto. Mas somos Barrinhenses!

Brasília é um lugar mágico, que sempre esteve na minha vida. Minha mãe morou aqui na década de 70 e, tendo ido para Barrinha, conheceu aquele que se tornaria o seu grande amor, meu papai. Eu cresci ouvindo as melhores histórias sobre esta cidade em que minha mãe tinha vivido. Quando eu tinha três anos, minha mãe viajou comigo para cá, ficamos quase um mês; apesar da minha pouca idade à época, consigo me lembrar de algumas cenas, tanto que, vinte e sete anos depois, quando cheguei e vi o lago Paranoá, tive aquela sensação incrível: "conheço este lugar, já passei por aqui".

Durante muito tempo, eu dizia que estava indo "para casa" quando viajava para Barrinha, porque ainda não me sentia pertencente a Brasília. Hoje, eu sinto que pertenço às duas. Brasília e Barrinha são "minha casa", e esta sensação de pertencer a duas casas, a duas cidades que se complementam no meu coração, é maravilhosa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário