Hoje, o olhar é para a empatia, ou melhor, para a falta dela, e nasceu de uma conversa com a amiga Vanessa.
Falávamos sobre o falecimento do ator Domingos Montagner, quando Vanessa me disse que estava indignada com uma piada que tinha recebido no celular, e que eu também tinha recebido. Nós recebemos esta piada de várias pessoas diferentes, várias vezes... esta e outras piadas.
Além de piadas, os perfis da atriz Camila Pitanga nas redes sociais estão sendo invadidos por "haters", termo usado na internet para designar aqueles que atacam virtualmente outras pessoas, fazem comentários cheios de ódio, incitam a violência; estes "haters", como disse, estão destilando teorias sobre a "culpa" que a atriz teria na morte do amigo. Não vou falar sobre o conteúdo das piadinhas e das "teorias de culpa" repetidas por internautas idiotas.
Outra coisa tão absurda quanto as teorias e as piadinhas são as postagens de pessoas que se dizem religiosas, dando conta de que a morte do ator teria sido provocada pelo teor de religiosidade (ou espiritualidade) abordado na novela, quando os índios resgataram o personagem Santo, que havia sofrido um atentado, e fizeram rituais para que ele voltasse à vida.
A propósito, os índios fizeram uma linda homenagem ao ator, a qual foi duramente criticada por uma grande parte de pessoas que se dizem religiosas. A homenagem, que me fez chorar, é a seguinte:
"Por que estão querendo trazer a alma dele de volta? Ele nasceu de novo hoje e se tornou um novo protetor do Rio São Francisco, que estava tão esquecido. Esse rio não pode morrer. A novela contou todos os mistérios do rio e esse foi mais um deles. Ele se tornou um ser de luz, porque a água não tira vida e sim dá a vida. Fiquem felizes pela alma dele, pois quando ele entrou no rio, se despediu do corpo e alma. Nasceu em um mundo melhor. Algum dia, os brancos vão entender isso. Ele está bem e, agora, é um protetor do Rio São Francisco."
Eu vi um vídeo no Youtube (não vou colocar o link, porque não quero fazer propaganda do vídeo), produzido por um pastor que nunca viu a novela, mas se deu ao trabalho de pesquisar o enredo para embasar suas teorias de "castigo"; até o fato de o personagem se chamar "Santo dos Anjos" foi criticado. O tal pastor também diz, a certa altura do vídeo, que não está querendo insinuar nada, mas... e diz uma frase que eu também me recuso a repetir. Além das teorias do pastor, os comentários dos internautas me deixaram muito assustada, porque revelam um nível extremo de falta de respeito, falta de empatia, intolerância religiosa e tudo o que há de mais horrível nos territórios virtuais (e reais).
Jesus disse a seguinte frase, registrada em Mateus 7:12: "Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós a eles; porque esta é a lei e os profetas." Mesmo para quem não segue, não acredita em Jesus, esta é uma regra básica de convivência... seria maravilhoso se todo mundo pensasse assim, não? Pois foi exatamente isto que me deixou assutada: pessoas que dizem seguir a Cristo e acreditar em seus ensinamentos estão aí pela internet falando mal dos outros, semeando intrigas, plantando discórdia. Será tão difícil se colocar no lugar do outro? Será tão difícil pensar: "se fosse meu pai que tivesse morrido desta forma, eu faria piada?"; "se minha mãe tivesse sobrevivido a um acidente que matou seu amigo, eu iria dizer que ela foi culpada?"; "e se fosse eu no lugar da Camila, iria fazer piada de mim mesma?".
Este caso é um exemplo, somente um, da onda de maldade que está tomando conta do nosso mundo. O que podemos fazer para conter esta onda?
Nenhum comentário:
Postar um comentário